NOSSO DIA A DIA

 

       Nesta perspectiva a Escola Aprendendo a Crescer, inspira-se na abordagem Reggio Emilia, uma proposta pedagógica para a primeira infância que é reconhecida internacionalmente. A abordagem  tem princípios como: a escuta à criança e suas manifestações como ponto de partida à prática pedagógica; a compreensão das crianças como protagonistas de sua aprendizagem, pois são consideradas sujeitos de direitos, sujeitos com capacidades e potencialidades, a criança nesta abordagem é protagonista de sua aprendizagem, pois coloca significações no que aprende, ou seja, é necessário que as aprendizagens tenham significados para.

 

       O protagonismo também fica evidente, uma vez que as crianças participam da escolha das temáticas que têm interesse e das formas como serão estudadas; há a valorização das diferentes linguagens da criança; a organização do espaço e o trabalho colaborativo entre a equipe de profissionais e a participação dos pais.

       Ser professor, com inspiração na abordagem reggiana, nos faz mais sensível em todos os sentidos da palavra. No faz ser observador do fazer infantil, e dessa observação sublinhar conclusões e questionamentos. É também ser ouvinte, e realmente levar a sério aquela escuta, que deve ser atenta e interpretativa de contextos, a fim de provocar oportunidades para o desenvolvimento das crianças. Também trabalhamos com a ideia de perguntas abertas, ou seja, perguntas que não tem uma resposta final em si, são perguntas que levam a outras perguntas e que desta forma contribuem para a aprendizagem infantil.

 

ATIVIDADES

Atividades Curriculares ministradas por educadores especializados, de acordo com
a rotina da turminha:


- Culinária
- Inglês (Projeto Bilíngue)
- Educação Física
- Capoeira 
- Música

- Projeto Criança Leitora
 

TURMAS

Atendemos a partir dos 4 meses até 

acompanhamento extra classe. Oferecemos lanche (manhã e tarde) almoço e janta.

Aberta o ano todo.

 

Do Berçário até o Jardim, são desenvolvidas atividades do interesse das crianças, embasadas teoricamente no nosso Projeto Político Pedagógico, mas levando em consideração primordialmente as necessidades de cada faixa etária, bem como as necessidades do desenvolvimento.


A Aprendendo a Crescer observa também a importância de desde o início da infância as crianças terem contato com diversos materiais, conhecerem e experimentarem tudo que for possível, pois é fazendo descobertas que APRENDEMOS E CRESCEMOS!

ESPAÇO

Os espaços pedagógicos da nossa escola são planejados para acolher e oportunizar aprendizagens infantis.

 

É um espaço vivo,ou seja, vivo no sentido de possibilitar diversas experiências, muitos questionamentos, atuando como um terceiro educador, organizado e pensado a fim de ser rico em desafios e acima de tudo, extremamente convidativo, para que as crianças sintam vontade de explorá-lo, interagindo com ele para aprender.

 

Um espaço bem pensado que dá suporte às pesquisas, pois gera perguntas e suposições.    

 

- Pátio com grama

- Árvores frutíferas

- Horta

- Pracinha

- Refeitório com cozinha americana

- Playground

- Pula-pula inflável

- Programação especial de verão

Aplicativo

Projeto Criança Leitora

O Projeto Criança Leitora tem como objetivo despertar o interesse da leitura antes mesmo da alfabetização. Desse projeto, desenvolvemos anualmente livros elaborados por nossas turminhas, que autografamos na Tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.

Alimentação

       Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados por crescimento acelerado e enormes aquisições no processo de desenvolvimento, incluindo habilidades para receber, mastigar e digerir outros alimentos além do leite materno, e no autocontrole do processo de ingestão de alimentos, para atingir o padrão alimentar do adulto.

       Por esse motivo a Escola possui uma nutricionista Vera Rúbia Grinzs, que esta diretamente presente na Educação Nutricional dos alunos. O cardápio é elaborado
e anexado na agenda virtual semanalmente, com o objetivo de fornecer uma alimentação com qualidade e quantidade adequadas para o bom crescimento, além de serem elaborados específicamente para cada faixa etária, conforme a orientação e necessidades observadas pelo pediatra do aluno. A alimentação é fornecida pela escola: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

       Possuímos também aula de Educação Nutricional, onde os alunos junto com a nutricionista produzem receitas especificas, onde são ensinadas regras de higiene e importância dos alimentos através da pirâmide alimentar.

 

SEGURANÇA ALIMENTAR

 

        A Escola possui Manual de Boas Práticas de Alimentação de manipuladores, que consiste em educar manipuladores de alimentos (cozinheira) pra que não ocorra o risco de intoxicação alimentar. Fazemos também uso de amostras retiradas das refeições principais e verificação e o registro da temperatura de geladeira e freezer diariamente.

Projeto Bilíngue (Inglês)

Bilinguismo na Educação Infantil

Expressare Idiomas Arte e Cultura

www.expressare.com.br

Ser bilíngue significa utilizar duas ou mais línguas na comunicação. Essa abordagem na Educação Infantil, entre português e inglês, traz a língua estrangeira para o dia-a-dia da escola. Isso significa que o aprendizado se dá pela convivência, em que a segunda língua é aprendida em conjunto com a construção de conhecimento e o desenvolvimento de outras habilidades, ou seja no cotidiano das crianças. Isso vai além da aula de inglês e é uma abordagem especialmente profícua na faixa etária da Educação Infantil. O idioma se integra com as práticas pedagógicas adotadas em cada faixa etária. Nesse momento de pandemia, o contato com o idioma continua diário por meio de aulas curtas e dinâmicas, síncronas e assíncronas. A proposta de trabalho se mantém lúdica, musical e teatral, integrando trabalhos manuais, literatura infantil, animações, brinquedos e brincadeiras. Tem sido desenvolvido um espaço de interação e continuidade a fim de manter o vínculo e o aprendizado, além de facilitar a participação das famílias.

Bilingual Project (English)

Bilingualism in Early Childhood Education

Expressare Idiomas Arte e Cultura

www.expressare.com.br

Being bilingual means using two or more languages ​​in communication. This approach in Early Childhood Education, between Portuguese and English, brings the foreign language to the day-to-day school routine. Learning the language happens in conjunction with the construction of knowledge and the development of other skills. The language is integrated with the pedagogical practices adopted in each age group. This goes beyond the usual English class and it is an especially fruitful approach in early childhood. During this period of social isolation due to the coronavirus pandemic, contact with the language continues daily through short, dynamic, synchronous and asynchronous classes. The work is playful, musical and theatrical. It integrates handicrafts, children's literature, animations, toys and games. We have developed an online space for interaction and continuity of learning and bonding.

 
 
 
 
 

Controle de Temperatura

     

Fazemos a verificação da temperatura corpórea da criança assim que ela chega à escola e ao longo do dia, para prevenção de febre alta e transtornos decorrentes. Em caso de febre, contatamos os pais para a autorização de uso medicamentoso conforme prescrição médica.

A escola está coberta

para qualquer tipo de emergência médica, incluíndo pessoas que estejam no local. 

Nossa escola utiliza o app Diário Escola para comunicação entre famílias e escola.

 

Assim, alcançamos uma maior interação, mantendo a família sempre informada sobre o dia
a dia da criança, de uma forma mais dinâmica.

 

Além disto, ainda contribuímos com a natureza, evitando o desperdício de papel.

Chegando: Para evitar aglomerações na chegada e saída da escola nosso aplicativo possui uma ferramenta chamada "Chegando:, onde os responsáveis avisam a escola a sua chegada e assim um educador estará pronto na entrada da escola para receber com os devidos cuidados a criança e sua família.

 

DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Nosso Projeto Político Pedagógico foi embasado na teoria de Winnicott (1982) em que a escola deve ser a continuação do bom lar. Por isso, também acreditamos e promovemos o brincar livre, a escola onde se cresce brincando

 

Trabalhamos também com o conceito de documentação pedagógica, o qual tem o objetivo de tornar o trabalho pedagógico visível e passível de interpretação, diálogo, argumentação e compreensão. É um instrumento que visualiza os processos de aprendizado das crianças, a busca pelo sentido das coisas e as formas de construir conhecimento. 

 

A documentação inclui registros do diálogo das crianças e das atividades que executam, são feitas de várias maneiras através de anotações, fotografia, vídeos e gravações em áudio, permitindo que posteriormente sejam feitas reflexões mais críticas e com detalhes destes registros.

Todas essas estratégias pedagógicas garantem que em nossa Escola a criança possa escutar e ser escutada, sendo essa, uma função primordial para colocá-la como centro de todo o processo pedagógico planejado e desenvolvido, objetivando seu desenvolvimento e crescimento integral.

Nossa escola possui o credenciamento junto a SMED (Secretaria Municipal de Educação), ou seja, estamos com a documentação exigida em dia, dentre elas o alvará da Secretaria da Saúde e Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e plantas baixas de todas as dependências do imóvel adequadas conforme a legislação.

Escola Aprendendo a Crescer Porto Alegre
Escola Aprendendo a Crescer Porto Alegre
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

 

Telefone / Celular: (51) 3019 6557 / (51) 99 525 6557

 

 

E-mail / Skype: contato@escolaaprendendoacrescer.com.br

 

 

Facebook: facebook.com/aprendendo.acrescer

Instagram: instagram.com/aprendendoacrescer

Nós temos um canal, clica no ícone do Youtube!

Escola Aprendendo a Crescer © Todos os direitos reservados
 

Design by @francaye