NOSSO DIA A DIA
Nesta perspectiva a Escola Aprendendo a Crescer, inspira-se na abordagem Reggio Emilia, uma proposta pedagógica para a primeira infância que é reconhecida internacionalmente. A abordagem tem princípios como: a escuta à criança e suas manifestações como ponto de partida à prática pedagógica; a compreensão das crianças como protagonistas de sua aprendizagem, pois são consideradas sujeitos de direitos, sujeitos com capacidades e potencialidades, a criança nesta abordagem é protagonista de sua aprendizagem, pois coloca significações no que aprende, ou seja, é necessário que as aprendizagens tenham significados para a criança.
O protagonismo também fica evidente, uma vez que as crianças participam da escolha das temáticas que têm interesse e das formas como serão estudadas; há a valorização das diferentes linguagens da criança; a organização do espaço e o trabalho colaborativo entre a equipe de profissionais e a participação dos pais.
Ser professor, com inspiração na abordagem reggiana, nos faz mais sensível em todos os sentidos da palavra. No faz ser observador do fazer infantil, e dessa observação sublinhar conclusões e questionamentos. É também ser ouvinte, e realmente levar a sério aquela escuta, que deve ser atenta e interpretativa de contextos, a fim de provocar oportunidades para o desenvolvimento das crianças. Também trabalhamos com a ideia de perguntas abertas, ou seja, perguntas que não tem uma resposta final em si, são perguntas que levam a outras perguntas e que desta forma contribuem para a aprendizagem infantil.
ESPAÇO
Os espaços pedagógicos da nossa escola são planejados para acolher e oportunizar aprendizagens infantis.
É um espaço vivo, ou seja, vivo no sentido de possibilitar diversas experiências, muitos questionamentos, atuando como um terceiro educador, organizado e pensado a fim de ser rico em desafios e acima de tudo, extremamente convidativo, para que as crianças sintam vontade de explorá-lo, interagindo com ele para aprender.
Um espaço bem pensado que dá suporte às pesquisas, pois gera perguntas e suposições.
- Pátio 350m² de área verde
- Pátio coberto
- Árvores frutíferas
- Horta
- Lago sustentável
- Pracinha
- Biblioteca
- Praça interna
- Atelier / Sala de mídia
- Refeitório com cozinha americana
- Programação especial de verão
Espaço Escola Infantil em Porto Alegre
Espaço Escola Infantil em Porto Alegre
Espaço Escola Infantil em Porto Alegre
Espaço Escola Infantil em Porto Alegre
TURMAS
Atendemos a partir dos 4 meses até o jardim B. Oferecemos lanche (manhã e tarde) almoço e janta. Aberta o ano todo. Do Berçário até o Jardim, são desenvolvidas atividades do interesse das crianças, embasadas teoricamente no nosso Projeto Político Pedagógico, mas levando em consideração primordialmente as necessidades de cada faixa etária, bem como as necessidades do desenvolvimento.
A Aprendendo a Crescer observa também a importância de desde o início da infância as crianças terem contato com diversos materiais, conhecerem e experimentarem tudo que for possível, pois é fazendo descobertas que APRENDEMOS E CRESCEMOS!
- Bercário (de 4 meses até 1 ano)
- Pré-maternal (2 anos)
- Maternal I (3 anos)
- Maternal II (4 anos)
- Jardim A (5 anos)
- Jardim B (6 anos)
Turmas Escola Infantil em Porto Alegre
Turmas Escola Infantil em Porto Alegre
Turmas Escola Infantil em Porto Alegre
Turmas Escola Infantil em Porto Alegre
ATIVIDADES
Atividades Curriculares ministradas por educadores especializados, de acordo coma rotina da turminha:
- Culinária
- Inglês (Projeto Bilíngue)
- Educação Física
- Capoeira
- Música
- Projeto Criança Leitora
- Aula de yoga
Atividades Escola Infantil em Porto Alegre
Atividades Escola Infantil em Porto Alegre
Atividades Escola Infantil em Porto Alegre
Atividades Escola Infantil em Porto Alegre
Alimentação
Nossa Escola possui Parceria de Nutrição e Saúde com a TuttiFrutti Consultoria de Nutrição Escolar, que tem um diferencial em Saúde com a Empresa Creche Segura. Juntas atuando de forma incrível com as nossas crianças e a toda nossa equipe com aulas de culinária, projetos de horta escolar, entre outros.
Conheça a equipe TuttiFrutti aqui.
-
Protocolos de Saúde de ambientes e segurança.
-
Treinamentos Constantes em Boas Práticas de Alimentos e de Saúde.
Aplicativo
Nossa escola utiliza o app Diário Escola para comunicação entre famílias e escola.
Assim, alcançamos uma maior interação, mantendo a família sempre informada sobre o dia
a dia da criança, de uma forma mais dinâmica.
Além disto, ainda contribuímos com a natureza, evitando o desperdício de papel.
Projeto Criança Leitora
O Projeto Criança Leitora tem como objetivo despertar o interesse da leitura antes mesmo da alfabetização. Desse projeto, desenvolvemos anualmente livros elaborados por nossas turminhas, que autografamos na Tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.
Escola Aprendendo a Crescer POA
Escola Aprendendo a Crescer POA
Escola Aprendendo a Crescer POA
Escola Aprendendo a Crescer POA
Nossa Horta
Nossa horta nos abastece com vários itens usados na nossa alimentação, principalmente temperos e folhas que são usados nos preparos. A horta é irrigada pela cisterna que coleta água da chuva; utilizamos essa água também para limpar nosso pátio, sendo a forma que encontramos de seguirmos cuidando do meio ambiente.
Temos também nossas árvores frutíferas de laranja, pitanga, goiaba, bergamota e abacate, que fazem a alegria na hora da colheita!
A escola está coberta
para qualquer tipo de emergência médica, incluíndo pessoas que estejam no local.
Nosso Lago
Acreditamos que o contato com a natureza é essencial para o desenvolvimento infantil. Pensando na necessidade de nossas crianças, principalmente depois do isolamento, construímos uma lago autossustentável onde os peixe se alimentam das plantas e bactérias que se proliferam nele. Cada criança tem seu peixe 🐟
É um dos nossos lugares favoritos na escola
e dos vizinhos passarinhos também!
Projeto Bilíngue (Inglês)
Bilinguismo na Educação Infantil
Expressare Idiomas Arte e Cultura
Ser bilíngue significa utilizar duas ou mais línguas na comunicação. Essa abordagem na Educação Infantil, entre português e inglês, traz a língua estrangeira para o dia-a-dia da escola. Isso significa que o aprendizado se dá pela convivência, em que a segunda língua é aprendida em conjunto com a construção de conhecimento e o desenvolvimento de outras habilidades, ou seja no cotidiano das crianças. Isso vai além da aula de inglês e é uma abordagem especialmente profícua na faixa etária da Educação Infantil. O idioma se integra com as práticas pedagógicas adotadas em cada faixa etária. Nesse momento de pandemia, o contato com o idioma continua diário por meio de aulas curtas e dinâmicas, síncronas e assíncronas. A proposta de trabalho se mantém lúdica, musical e teatral, integrando trabalhos manuais, literatura infantil, animações, brinquedos e brincadeiras. Tem sido desenvolvido um espaço de interação e continuidade a fim de manter o vínculo e o aprendizado, além de facilitar a participação das famílias.
Bilingual Project (English)
Bilingualism in Early Childhood Education
Expressare Idiomas Arte e Cultura
Being bilingual means using two or more languages in communication. This approach in Early Childhood Education, between Portuguese and English, brings the foreign language to the day-to-day school routine. Learning the language happens in conjunction with the construction of knowledge and the development of other skills. The language is integrated with the pedagogical practices adopted in each age group. This goes beyond the usual English class and it is an especially fruitful approach in early childhood. During this period of social isolation due to the coronavirus pandemic, contact with the language continues daily through short, dynamic, synchronous and asynchronous classes. The work is playful, musical and theatrical. It integrates handicrafts, children's literature, animations, toys and games. We have developed an online space for interaction and continuity of learning and bonding.
Nossa escola possui o credenciamento junto a SMED (Secretaria Municipal de Educação), ou seja, estamos com a documentação exigida em dia, dentre elas o alvará da Secretaria da Saúde e Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar e plantas baixas de todas as dependências do imóvel adequadas conforme a legislação.
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Nosso Projeto Político Pedagógico foi embasado na teoria de Winnicott (1982) em que a escola deve ser a continuação do bom lar. Por isso, também acreditamos e promovemos o brincar livre, para cuidar do seu filho, onde ele aprenda e cresça brincando e seja protagonista de sua própria aprendizagem.
Pátio com grama, árvores frutíferas, horta, lago sustentável com peixes, pracinha, biblioteca, pátio coberto com mobiliário inspirado em nossas abordagens (Reggio Emília, Montessori e Emmi Pikler) e muito mais!
A documentação inclui registros do diálogo das crianças e das atividades que executam, são feitas de várias maneiras através de anotações, fotografia, vídeos e gravações em áudio, permitindo que posteriormente sejam feitas reflexões mais críticas e com detalhes destes registros.
Todas essas estratégias pedagógicas garantem que em nossa Escola a criança possa escutar e ser escutada, sendo essa, uma função primordial para colocá-la como centro de todo o processo pedagógico planejado e desenvolvido, objetivando seu desenvolvimento e crescimento integral.