NOSSO DIA A DIA

 

       Nesta perspectiva a Escola Aprendendo a Crescer, inspira-se na abordagem Reggio Emilia, uma proposta pedagógica para a primeira infância que é reconhecida internacionalmente. A abordagem  tem princípios como: a escuta à criança e suas manifestações como ponto de partida à prática pedagógica; a compreensão das crianças como protagonistas de sua aprendizagem, pois são consideradas sujeitos de direitos, sujeitos com capacidades e potencialidades, a criança nesta abordagem é protagonista de sua aprendizagem, pois coloca significações no que aprende, ou seja, é necessário que as aprendizagens tenham significados para.

 

       O protagonismo também fica evidente, uma vez que as crianças participam da escolha das temáticas que têm interesse e das formas como serão estudadas; há a valorização das diferentes linguagens da criança; a organização do espaço e o trabalho colaborativo entre a equipe de profissionais e a participação dos pais.

       Ser professor, com inspiração na abordagem reggiana, nos faz mais sensível em todos os sentidos da palavra. No faz ser observador do fazer infantil, e dessa observação sublinhar conclusões e questionamentos. É também ser ouvinte, e realmente levar a sério aquela escuta, que deve ser atenta e interpretativa de contextos, a fim de provocar oportunidades para o desenvolvimento das crianças. Também trabalhamos com a ideia de perguntas abertas, ou seja, perguntas que não tem uma resposta final em si, são perguntas que levam a outras perguntas e que desta forma contribuem para a aprendizagem infantil.

ESPAÇO

TURMAS

ATIVIDADES

Os espaços pedagógicos da nossa escola são planejados para acolher e oportunizar aprendizagens infantis.

 

É um espaço vivo, vivo no sentido de possibilitar diversas experiências, muitos questionamentos, atuando como um terceiro educador, organizado e pensado a fim de ser rico em desafios e acima de tudo, extremamente convidativo, para que as crianças sintam vontade de explorá-lo, interagindo com ele para aprender.

 

Um espaço bem pensado que dá suporte às pesquisas, pois gera perguntas e suposições.    

 

- Pátio com grama

- Árvores frutíferas

- Horta

- Pracinha

- Refeitório com cozinha americana

- Playground

- Piscina de bolinhas

- Cama elástica

- Programação especial de verão

Atendemos a partir dos 4 meses até 

acompanhamento extra classe. Oferecemos lanche (manhã e tarde) almoço e janta.

Aberta o ano todo.

 

Do Berçário até o Jardim, são desenvolvidas atividades do interesse das crianças, embasadas teoricamente no nosso Projeto Político Pedagógico, mas levando em consideração primordialmente as necessidades de cada faixa etária, bem como as necessidades do desenvolvimento.


A Aprendendo a Crescer observa também a importância de desde o inicio da infância as crianças terem contato com diversos materiais, conhecerem e experimentarem tudo que for possível, pois é fazendo descobertas que APRENDEMOS E CRESCEMOS!

Atividades Curriculares ministradas por educadores especializados, de acordo com
a rotina da turminha:


- Culinária
- Inglês 
- Educação Física
- Capoeira 
- Música

- Projeto Criança Leitora
 

CONTROLE DE TEMPERATURA

       

Fazemos a verificação da temperatura corpórea da criança assim que ela chega à escola e ao longo do dia, para prevenção de febre alta e transtornos decorrentes. Em caso de febre, contatamos os pais para a autorização de uso medicamentoso conforme prescrição médica.

A escola está coberta

para qualquer tipo de emergência médica, incluíndo pessoas que estejam no local. 

alimentação

       Os primeiros anos de vida de uma criança, especialmente os dois primeiros, são caracterizados por crescimento acelerado e enormes aquisições no processo de desenvolvimento, incluindo habilidades para receber, mastigar e digerir outros alimentos além do leite materno, e no autocontrole do processo de ingestão de alimentos, para atingir o padrão alimentar do adulto.

       Por esse motivo a Escola possui uma nutricionista Vera Rúbia Grinzs, que esta diretamente presente na Educação Nutricional dos alunos. O cardápio é elaborado
e anexado na agenda semanalmente, com o objetivo de fornecer uma alimentação com qualidade e quantidade adequadas para o bom crescimento, além de serem elaborados especificamente para cada faixa etária, conforme a orientação e necessidades observadas pelo pediatra do aluno. A alimentação é fornecida pela escola: lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar.

       Possuímos também aula de Educação Nutricional, onde os alunos junto com a nutricionista produzem receitas especificas, onde são ensinadas regras de higiene e importância dos alimentos através da pirâmide alimentar.

 

SEGURANÇA ALIMENTAR

 

        A Escola possui Manual de Boas Práticas de manipuladores, que consiste em educar manipuladores
de alimentos (cozinheira) pra que não ocorra o risco de intoxicação alimentar. Fazemos também uso de amostras retiradas das refeições principais e verificação e o registro da temperatura de geladeira e freezer diariamente.

projeto criança leitora
 

O Projeto Criança Leitora tem como objetivo despertar o interesse da leitura antes mesmo da alfabetização. Desse projeto, desenvolvemos anualmente livros elaborados por nossas turminhas, que autografamos na Tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.

aplicativo

 

Nossa escola utiliza o app Diário Escola para comunicação entre famílias e escola.

 

Assim, alcançamos uma maior interação, mantendo a família sempre informada sobre o dia
a dia da criança, de uma forma mais dinâmica.

 

Além disto, ainda contribuímos com a natureza, evitando o desperdício de papel.

Escola Aprendendo a Crescer Porto Alegre
Escola Aprendendo a Crescer Porto Alegre
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

 

Telefone / Celular: (51) 3019 6557 / (51) 99 525 6557

 

 

E-mail / Skype: contato@escolaaprendendoacrescer.com.br

 

 

Facebook: facebook.com/aprendendo.acrescer

Instagram: instagram.com/aprendendoacrescer

Nós temos um canal, clica no ícone do Youtube!

Escola Aprendendo a Crescer © Todos os direitos reservados
 

Design by @francaye

Foto-9